Páginas

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Sacro Império dos Jogos

O novo link para baixar a imagem do jogo Carmen Sandiego 1996 (Tesouros de Conhecimento) é:

https://mega.nz/#!tqghiI4J!mHyMWN9kk20CdWdS8bDMtRzlCFiulu2cY7-9i5toZk0

Também coloco a imagem do Power Iso 6.8 para carregar o jogo (esse é bem mais simples que o Daemon Tools):
 
https://mega.nz/#!UzhUnCjD!9kHDRy84hWmrYOafJzM7uR1NP17lM7FhQac1s8mfnIQ


****Dica para quem já tem o jogo instalado, mas ele começa travar, como essa antiga dúvida de Lúcio Siqueira: "Estou no Win8.1 64 bits, instalei o jogo e o QT sem problemas, o jogo roda, porém, dentro do jogo, quando pego o avião para onde o suspeito está, o jogo trava. Aí tenho que encerrar no Gerenciador de Tarefas. Fiz o teste e, quando pego o avião para qualquer outro lugar não trava, acredito que rode alguma animação ou alguma coisa no momento que chego no lugar onde o ladrão está que faz com que trave. Tentei de tudo e não consegui solução, será que consegue? ".  
Minha dica é: se o jogo foi instalado, mas está travando no drive virtual,  jogue pelo Windows mesmo. Entra na pasta Windows C:\Arquivos de Programas (x86)\The Learning Company\Onde está Carmen Sandiego e clica com o lado esquerdo no executável CSWRLD32 que o jogo deve funcionar.  Só isso!  Creio que, em qualquer Windows, isso funcione.
Comigo, só funcionou assim, no meu Windows 7, 64 bits. 
O drive virtual (no meu caso, o antigo Power Iso 6.8), claro,  tem que estar ativo para o jogo funcionar. Se você desmontar o drive pelo Power Iso (ou Daemon Tools ou outro), o jogo não funcionará, pois ele tem que estar montado, já que pedirá o CD, que funciona através do drive virtual.****

Para quem não está conseguindo usar o Daemon Tools, recomendo o Power Iso 6.8 que deixei (emulador de imagem ) que, parece ser mais simples de se usar que o Daemon Tools (não lembro agora a versão do Daemon Tools que usei antes). E, pra quem não conseguiu instalar o jogo em Windows modernos como Windows 7, 8 ou 10, recomendo que baixem o Windows XP Mode (já vem com Internet configurada). E, dentro dele, podem baixar a imagem do jogo (do Mega.nz) que deixei acima, ou mesmo usar o Microsoft Virtual PC 2007 (que instala sistemas operacionais antigos e modernos como o Windows 95, 98, Xp, etc), ou  Virtual Box, entre outros. A desvantagem desses pro Windows XP Mode é que tem que configurar a Internet (apesar de seram mais leves). Já o Windows XP Mode (com cerca de 443 MB), tem a Internet configurada, mas tem que baixar (eles avisam quando tenta iniciar o Windows XP Mode) o Virtual PC, mas é um pouco pesado.

Resumindo: meu Windows é Windows 7, 64 bits e consegui instalar e jogar o jogo pelo Windows mesmo, e jogo no drive C:.  Atualmente uso o antigo Power Iso 6.8 (32 bits).   Por isso, acredito que consigam instalar em sistemas operacionais mais modernos. 
Bastou ter a imagem do jogo e o Power Iso 6.8 para carregar, instalar e jogar este jogo. 
Apenas isso. E jogo pelo Windows em C:, no diretório de Arquivos de Programas, onde se encontra o jogo.

Todavia, se seu Windows for moderno, procure instalar o Microsoft Virtual PC 2007, o Virtual Box, ou outros, ou o Windows XP Mode (considero o melhor, mas é específico para quem tem Windows 7). Todavia,  ensinam pela Internet e Youtube a instalar Windows XP Mode no Windows 10 ou memso Windows 7 e 8. Aí, precisará do Virtual PC quando você iniciar o Windows XP Mode; este programa dirá qual é a versão do Virtual PC e aí você baixa (pertence a Microsoft, mas é gratuito).  E, se tiver outra versão do Virtual PC mais antigo, como Microsoft Virtual PC 2007, aí, terá de desinstalar este último para o Windows XP Mode funcionar; ou instala o Microsoft Virtual PC 2007, ou o Windows XP Mode.   Já, no Windows XP Mode, não é necessário, pois já é um sistema operacional com a Internet configurada.
Ou seja, basta baixar a imagem do jogo, aqui disponibilizada do Mega e usar o Power Iso 6.8 (que acho o melhor, deve ter outros) ou o Daemon Tools, ou outros. No meu caso, bastou isso (tenho Windows 7, 64 bits).
Estou deixando também o emulador de drive virtual Power Iso 6.8 (estou usando ele, mas pode ser outro) para fazer a instalação da imagem do jogo. Basta isso. Para quem tem Windows 7, deixei aqui as dicas. Se não pegar de jeito nenhum, baixe o Windows XP Mode e baixe a imagem e o Power Iso dentro dele.   Se seu Windows for Windows 7, tente baixar e jogar o jogo normalmente pelo windows em C: (depois de instalar o emulador de drive virtual e o jogo por ele). Se não funcionar de jeito nenhum, recomendo baixar o Windows XP Mode (pode ser também o Windows XP Mode com Windows 10), senão use Microsoft Virtual PC 2007, ou Virtual Box, etc, que também funciona. Mas tem que baixar a imagem do sistema operacional e configurar a Internet. No Windows XP Mode, não precisa baixar nenhum sistema operacional e a Internet já vem configurada.

Alguns sites que podem ajudar a explicar melhor para quem tem Windows mais modernos:

https://www.google.com.br/search?ei=Dc1CWoDFKoS9wASBqrrYCg&q=windows+8+com+windows+xp+mode&oq=windows+8+com+windows+xp+mode&gs_l=psy-ab.3...264677.264677.0.264903.1.1.0.0.0.0.181.181.0j1.1.0....0...1c.1.64.psy-ab..0.0.0....0.KOtPwizmX3s

(no Google, digitei "windows 8 com windows xp mode" sem aspas)

https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/saiba-como-correr-o-xp-no-windows-8/

 https://social.technet.microsoft.com/Forums/pt-BR/a0c2aff3-ffd7-4c34-95ff-ff5660c0974f/windows-xp-mode-no-windows-8-64bits?forum=winvistapt

Obs: no final da página do link acima, ele explica como fazer!

https://www.google.com.br/search?source=hp&ei=is1CWt7uI8WwwgS5nIOoCg&q=windows+xp+mode+no+windows+10&oq=windows+xp+mode+no+windows+10&gs_l=psy-ab.3...1138.10414.0.10712.36.29.3.1.1.0.400.5653.0j8j8j5j1.22.0....0...1c.1.64.psy-ab..11.24.5263...0j0i131k1j0i22i30k1j0i22i10i30k1.0.lddREjQ5-o4

(no Google, digitei  "windows xp mode no windows 10" sem aspas)

https://www.google.com.br/search?q=configurar+internet+no+microsoft+virtual+pc+2007&spell=1&sa=X&ved=0ahUKEwjF2oGe36jYAhUKFpAKHTHUC8sQvwUIJCgA&biw=1366&bih=614

("configurar internet no microsoft virtual pc 2007" sem aspas)

Podem procurar também por vídeos no Youtube em português ou em inglês, que eles explicam isso do Windows Xp Mode nos Windows 7, 8 e no 10, ou como instalar outros sistemas operacionais como o Microsoft Virtual PC, Virtual Box e como configurar a Internet destes sistemas. Alguns, até já coloquei nos sites acima.


Pronto. Mais abaixo, explico como instalar o jogo.   Lembrando que no meu caso, tenho Windows 7 (64 bits) e uso o Power Iso 6.8. Apenas baixei a imagem do jogo e o Power Iso nos links:

https://mega.nz/#!tqghiI4J!mHyMWN9kk20CdWdS8bDMtRzlCFiulu2cY7-9i5toZk0

e

https://mega.nz/#!UzhUnCjD!9kHDRy84hWmrYOafJzM7uR1NP17lM7FhQac1s8mfnIQ


Como montar o drive pelo Power Iso 6.8:

Após baixar e instalar o Power Iso 6.8, vá para C:/ Arquivos de Programas(x86)/PowerISO e clica no executável PowerISO com o lado esquerdo do do mouse. Clica depois em "Opções", "Configurar" e na aba que já vem marcada "Geral", clica em "Selecionar tudo" e "Ok". Depois, reinice seucomputador.   Volte de novo em C:/ Arquivos de Programas(x86)/PowerISO e clica no executável PowerISO com o lado esquerdo do do mouse. Clica depois em "Especificar o número de discos". Clica em "1 Disco". Depois clica em "Montar a imagem no disco [unidade:] C:\Carmen Sandiego\Carmen_Sandiego_Tesouros_Conhecimento.iso
Vai até onde você baixou a imagem do jogo e clica com lado esquerdo do mouse.

Pronto. Agora é só instalar o jogo.

*****Obs:  Não estou conseguindo desinstalar o jogo e (re)instalá-lo depois, como gostaria, para explicar melhor, pois normalmente se desinstala e joga pelo emulador do drive virtual. Como só posso desinstalar pelo Windows, não fiz isso, pois se o drive virtual não funcionar na instalação (para jogar, só pelo Windows em C: que funciona), aí fico sem poder jogar...  Por isso, sei que está meio confuso, mas é só seguir os passos que fiz, pelo que me lembro foram esses (só mudei do Daemon Tools para o Power Iso 6.8.).   Mas, pelo que me lembro, o processo é semelhante ao Daemon Tools, só que bem mais fácil.   Coloquei aqui parte do processo necessário.  E repito lá embaixo o processo completo para os que já tem o Daemon Tools instalado.   Se alguém conseguiu instalar o jogo pelo Power Iso 6.8, pode dizer nos comentários (ou pelo e-mail) se foi seguindo mesmos estes passos para ajudar, ok?  Vamos lá!

****Principalmente quem usa Windows XP(ou anteriores)


Clique no Computador com lado esquerdo do mouse em INICIAR (START), depois PAINEL DE CONTROLE

(ONTROL PANEL), VÍDEO (DISPLAY), depois CONFIGURAÇÕES (SETTINGS), e QUALIDADE DA COR

(COLOR QUALITY). Em QUALIDADE DA COR (ou COLOR QUALITY), cliquem em MÉDIA (16BITS); em inglês

seria COLOR QUALITY > MEDIUM 16 BIT (que é a mesma coisa; só mudando a língua do sistema

operacional).NÃO ESCOLHAM a opção MÁXIMA(32BITS) (Highests 32 bit em inglês), pois aí a

configuração não será aceita pelo jogo! A configuração do jogo é de 16 bits !!!!

A resolução da tela depende de cada um; pra mim, é 640 x 480 (melhor) ou 800 x 600


****Para as configurações de quem tem Windows 7, ou mesmo superiores, acho . Isso se quiser mudar a configuração , ou se o jogo pedir. No meu caso, não precisei mudar as configurações do meu Windows 7 de 64 bits pra jogar.

 Clica com o botão do direito do muse na "área de trabalho" ("desktop"), clica em "Resolução de Tela". Se quiser mudar a resolução do seu Windows, clique em "Resolução" e mude a resolução do seu vídeo. Depois, clique com o lado esquerdo do mouse em "Configurações Avançadas", clique em "Monitor" e  clique onde tem "Cores"e mude de "True Color 32 bits" para "High Color 16 bits"

Voltando à instalação do jogo para ambos os sitemas operacionais.

Se fizeram tudo certo até aqui, notem que em "My Computer" ou em

"Meu Computador" aparecerá um drive virtual com o nome (e o desenho) de Carmen Sandiego;

certamente será o drive F: mas pode muito bem ser outro drive, como G: ou H: ; mas

considerarei aqui como sendo o drive virtual como F: ; que no caso é Carmen Sandiego (F:).

Neste instante, aparece a mensagem de erro: "setup 32 Este produto não suporta Windows NT".

Não se preocupem, apenas cliquem em ok.


3º - Ainda em "My Computer" ou "Meu Computador", no ícone Carmen Sandiego, cliquem com o

lado direito do mouse, que pode ser a tanto a opção "Abrir"ou "Explorar" (Open ou Explore).

OBS*** Não cliquem na opção "Abrir" ("Open")" ou "Explorar" ("Explorer") com o lado

esquerdo do mouse, pois aí aparece aquela mensagem de erro: 

"Este produto não suporta Windows NT".

Lembrem portanto de clicar com o lado direito do mouse para abrirem o drive.

Então, depois de clicarem com o lado direito do mouse em "Explore" ou "Explorar" (ou "Open"

ou "Abrir") no ícone virtual de Carmen Sandiego (F: ou E: ou F: ou qualquer outro drive virtual

criado já pelo Daemon tools),cliquem com o botão direito logo no ícone principal SETUP

(SETUP é o executável do jogo a ser utilizado) e aí, cliquem nas "Propriedades" (ou "Properties")
de SETUP. Na seqüência, vamos ao 4º passo.

4º - Feito isto, dentro de "Propriedades" ("Properties"), cliquem na aba Compatibilidade

("Compatibility" em inglês) com o lado esquerdo do mouse e configurem de acordo com a

imagem:

http://img255.imageshack.us/img255/1268/windowsxpad0.png

Se não conseguirem visualizar pelo site, o que tem no

http://img255.imageshack.us/img255/1268/windowsxpad0.png

é simplesmente dizendo que em "Compatibilidade" ("Compatibility")

vocês devem clicar em: Compatibilidade. Em Compatibilidade, selecionem (cliquem) com o lado

esquerdo do mouse nas opções:

Executar este programa em modo de compatibilidade > Windows 98 / Windows Me

e também em Configurações do monitor > Executarem 256 cores.

Cliquem em OK depois.

Se o sistema operacional estiver em inglês (e não me português), a mesma coisa:

clicar com o lado esquerdo do mouse em:

Compatibility > Compatibility Mode > Run this program for Windows 98 / Windows Me

e também em Compatibility > Display Settings > Run in 256 colors

Coloquem ok depois.


5º - Instalem o jogo sem mudar o diretório. Não, ainda não acabou, pois o jogo precisa do

programa Quick Time pra funcionar. O Quick Time que já está dentro do próprio jogo, mas falta

instalar. Último passo, siga a opção 6º.


6º - Entrem no drive virtual criado pelo Daemon Tools (o drive virtual estará com o ícone de

Carmen Sandiego), clicando com o lado direito do mouse (lembrem: não cliquem com o

lado esquerdo do mouse, senão aparece aquela mensagem chata de erro:

"Este produto não suporta Windows NT". Cliquem então com o lado direito do mouse pra entrar

no drive virtual onde se localiza o SETUP do jogo (além do ícone QT = Quick Time,

como está explicado mais abaixo).

Aí depois de clicarem com o lado direito do mouse, cliquem com o lado esquerdo na pasta 

INSTALL, depois cliquem uma vez na pasta QT (Quick Time) com o lado esquerdo do mouse.

Aparecerá o ícone com o desenho de um computador com uma fotografia - é o único ícone que 

aparece e tem o nome QT32INS.EXE.

Cliquem em QT32INS.EXE normalmente com o lado esquerdo do mouse, e cliquem em AGREE, 

depois em INSTALL, e por fim,em START todas aí com o lado esauerdo do mouse.

Ele instalará o jogo.

Rápida observação: Não mudem o diretório da instalação do jogo para evitar erros, pois

vocês não jogarão pelo Windows, mas sim pelo drive virtual. O jogo na verdade ficará ativa na 

imagem NRG.

No final, é só clicar OK e Exit. Pra jogar, cliquem em SETUP do drive virtual com o lado esquerdo

do mouse e em seguida, cliquem em JOGAR! PRONTO!!!!!


*****A instalação do executável QT32INS.EXE é obrigatório, pois o jogo utiliza o Quicktime.
Portanto, vocês também devem clicar no QT32INS.EXE para instalar o jogo.
Cliquem em QT32INS.EXE normalmente com o lado esquerdo do mouse, e cliquem em AGREE, depois em INSTALL, e por fim, em START todas aí com o lado esquerdo do mouse.
O Quicktime será instalado a partir daí. Cliquem em "
Agree" (concordo) e "Install".
Caso haja alguma mensagem de erro, cliquem em
"SKIP ALL". Se não der certo, repitam o mesmo procedimento do QT32INS.EXE, clicando em "Agree" e depois em "Install".
Se a mensagem de erro continuar, cliquem na opção
"Delete" e/ou "Restart" entre outras opções como "Skip All" ou "Skip Disc". Façam isso até funcionar; dando erro, reinstalem.
Em último caso, desinstalem o jogo todo e reinstalem novamente. Mensagens de erro do Quicktime podem ocorrer (são comuns), caso a pessoa já possua versão do Quicktime mais recente.

Não se esqueçam também de que o Painel de Controle na parte de Configuração de Cores (BITS) tem de estar em 16 BITS ao invés de 32BITS.


Rápida observação: Não mudem o diretório da instalação do jogo para evitar erros, pois vocês não jogarão pelo Windows, mas sim pelo drive virtual, pois o jogo na verdade é uma imagem NRG.


****** (IMPORTANTE!!!) SE DER ALGUMA MENSAGEM DE ERRO NA HORA DE INSTALAR O QUICKTIME, CLIQUEM EM "SKIK" OU EM "SKIP ALL" OU ENTÃO EM "SKIP DISC", POIS ESTE ERRO OCORRE QUANDO A PESSOA JÁ TEM INSTALADO OUTRA VERSÃO DO QUICKTIME NO SEU COMPUTADOR. OCORREU COM UMA PESSOA E, CONSEGUIU RESOLVER O PROBLEMA CLICANDO EM "SKIP DISC". E ESTE É UM ERRO DO QUICKTIME. DETALHE: FOI UMA ERRO OCORRIDO NO WINDOWS 7 E QUE FOI CORRIGIDO DESTA FORMA, CLICANDO EM "SKIP DISC" PELO QUE ENTENDI.
NA VERDADE, ESTE É É UM ERRO QUE OCORRE JÁ NO WINDOWS XP (SEI QUE OCORRE NO WINDOWS XP) E PODE OCORRER NO WINDOWS 7 OU EM QUALQUER OUTRA VERSÃO DO WINDOWS; TALVEZ ATÉ NOWINDOWS 95 OU NO WINDOWS 98 SE, POIS É UM ERRO DO QUICKTIME DO PRÓPRIO JOGO QUE PODE ENTRAR EM CONFLITO COM OUTRA VERSÃO JÁ EXISTENTE. MAS QUE É EVITADA SEGUINDO ESTAS DICAS.
PELO E MAIL RECBIDO, SOUBE QUE O JOGO FUNCIONOU NO WINDOWS 7.
ISSO É UMA ÓTIMA NOTÍCIA AÍ PRA TODOS. INCLUSIVE COLOQUEI HÁ POUCO LÁ NOS COMENTÁRIOS. VEJAM AÍ A PARTE DE COMENTÁRIOS E O QUE ESTÁ NO BLOG E NO ARQUIVO DE TEXTO .TXT.
  



Bem-vindos ao Sacro Império dos Jogos. Procurarei sempre atualizar com games.Principalmente os da década de 80 e de 90, games de empresas há muito extintas, como a Atari (hoje Infogrames), e MSX (este sim, virou pó, infelizmente). Sorte que há bastantes emuladores à disposição. Mas, num primeiro momento, coloco jogos para PC. Depois, os de MSX, Mega Drive, etc. Espero que gostem do blog, e sejam bem-vindos!
PS: gente, não há como enviar anexos de games via e-mail. Ainda que e-mails anexem (normalmente só anexam até 10 mb, se muito), demoraria muito a enviar. Baixem os games por aqui mesmo, ok? Abaixo a lista de alguns dos melhores que joguei ou conheço e que considero jogos bons. Devo colocar mais depois. E, mesmo que não esteja na lista (ou que nem conheça), ou que acrescente depois, não quer dizer por exemplo que não sejam jogos bons;até porque são vários jogos bons. E dos que conheci até hoje, coloco alguns.
Depois coloco mais games.
*OBS - Se querem copiar o conteúdo, tudo bem (tentem apenas modificar um pouco a descrição de cada game para não ficar igual.  Se possível, coloquem os créditos aqui do site (ou seja, endereço daqui do site , que é http://sacroimperiodosjogos.blogspot.com/ e os que tenham blogs também não se importem se eu achar alguma coisa interessante (principalmente relacionado a games) que eu queira colocar aqui, ok ? E sempre façam downloads por aqui.
Conto com vocês.
Qualquer coisa, podem perguntar no Orkut. Se não souberem como me encontra lá, podem enviar e-mails para:

marcelokoehler2@gmail.com ou sacroimperiodosjogos@gmail.com

Só não é possível eu enviar anexos via e-mail, pois demora muito...

Divirtam-se! Lá vai:



Nenhum comentário: